Vai decorrer, no próximo dia 2 de Julho, na Estação Velha de Guimarães, um evento denominado Efeito Reciclagem.
Este evento é promovido pela Associação Efeito Borboleta, que visa «gerar utilidade social, arquitectando com base na emoção espaços culturais capazes de regenerar a abordagem sócio-artística do Homem».
Mais: «o horizonte cidade como palco da nossa relação, resulta naturalmente por esta ser o verdadeiro casulo de Efeito Borboleta. Neste contexto de crispações, confrontos, mas igualmente de encontro sentimental e construção colectiva, importa-nos o cruzamento disciplinar das artes tecnológicas, os desportos de rua, e toda uma diversidade de actividades sociabilizantes, como veículos para uma superação do quotidiano.»
Trata-se de uma intervenção faseada, e o primeiro passo é este Efeito Reciclagem, que «anuncia a relatividade dos conceitos velho, novo, obsoleto, útil. Inspirando-se na temática da reciclagem e enfatizando a sua face menos mediática, propomos um conjunto de actividades integradas, passando pela recolha de material tecnológico, exposição de artigos reciclados, cine-informação, estando todas elas sustentadas pelo potencial pedagógico das artes digitais.»
«O evento é constituído por duas partes. A primeira parte desenrola-se durante a tarde e é composta pela exposição de peças de arte recicladas, projecções multimédia, recolha de material informático para reconversão e troca de adereços urbanos (CDs, roupa, jogos digitais). Preenche-se assim a funcionalidade específica deste capítulo: transmitir conhecimento e demonstrar interactivamente as potencialidades da reutilização.
A segunda parte decorre à noite e, a sua função predominantemente lúdica configura-se pelo impulso das artes audiovisuais (Música electrónica de vanguarda e VJing). A eminente apetência sensorial destas, é passível de criar um contexto sociabilizante, veiculador de emoções positivas em torno da reciclagem.»
Pronto, em síntese, é isto: 2 de Julho, de tarde e/ou noite, Estação Velha de Guimarães. Estou certa de que será...transformador, regenerador, deliciosamente quase-entrópico e, por consequência, complexificador da realidade que nos rodeia.
Para mais informações, vejam o site: www.efeitob.pt.vu.
by fiona bacana
Thursday, June 23, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment