Thursday, October 20, 2005

Carmen de Bizet - Grande Ópera da Kazan


Lânguida, cínica, provocadora, intempestiva. Assim é Carmen, cigana de uma fábrica de tabaco da Sevilha da década de vinte do século XIX.

Febril, autoritário, inconsistente, ambivalente, pecador. Assim é D. José, militar que, depois de seduzido, ainda tenta resistir a Carmen. Dividido entre o dever e o prazer, acaba por ceder - deixa fugir Carmen do castigo policial que lhe estava destinado.

Carmen não se apaixonou por D. José à primeira vista. Deitou-lhe uma flor, num desagrado provocador, quando foi o único militar que não tentou seduzi-la. Despeitada, portanto, apaixona-se (?) por ele.

Encontram-se nas montanhas como foragidos. Carmen, cigana e habitualmente perseguida, lida bem com o estilo de vida. D. José, militar habituado a colocar a lei acima de tudo, tortura-se; em cada gesto ou palavra mais azeda de Carmen, vê a confirmação que, para ela, D. José é somente um capricho.

Depois de o acaso fazer com que os caminhos de ambos se separassem momentaneamente, D. José reencontra Carmen na Praça de Touros com Escamillo, toureiro renomado e galanteador, com o desafogo de vida que D. José não tem.

Carmen aceita flores de Escamillo. D. José não aceita ver o que sempre receou. E acaba por matar Carmen.

Carmen de Bizet é paradigmático das vicissitudes do relacionamento amoroso. Seja em 1820 ou em pleno século XXI: há mulheres que vivem no fio da navalha necessidade de proximidade - autonomia, e há homens que não conseguem lidar com isso.

by fiona bacana

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