Thursday, June 14, 2007

A Relação amorosa entre Maria José Morgado e Pinto da Costa



Cá vai de acusação!

Em Maio de 2006, Maria José Morgado foi nomeada pelo Procurador Geral da República, (Fernando José Matos) Pinto Monteiro, como Procuradora-geral Adjunta, delegando-lhe a pasta mediática do Apito Dourado.

Já antes de lhe ser entregue esta pasta, Maria José Morgado criticava o futebol português, alegando ter conhecimento de corrupção no futebol português, alegando também da necessidade de renovadas caras para o deporto-rei nacional.

Com tais afirmações, subentendia-se desde logo uma posição assertiva aos casos, desde logo de forma bastante negativa na abordagem a Pinto da Costa.

Seguindo a linha de arquivamentos de processos a Pinto da Costa, era necessário credibilizar a justiça portuguesa, criando assim forma de investigar e reabrir processos (daí ser criada uma desculpa, e para isso bastou o best-seller "Eu, Carolina"......).

E formalizar uma acusação a Pinto da Costa, era apenas uma questão de tempo.

O Processo do jogo F.C. Porto X Estrela da Amadora, que se encontrava arquivado, foi a ponta por onde se lhe pegou. Conste-se, escorregadio..
Em observação do jogo, é nítido perceber que a arbitragem não foi de todo polémica e que os golos são perfeitamente legais. Mais, relativamente às escutas telefónicas, as linguagens de código podem dar azo a qualquer tipo de interpretações, sendo os seus significados impossíveis de interpretar.

Ora, inteligentemente, o caso foi arquivado!
No entanto, é tal a necessidade de se credibilizar a Juíza (ou melhor, a Procuradora-geral adjunta, ou melhor ainda, a própria Procuradoria Geral da República), o futebol Português, e de retirarem Pinto da Costa "de campo", que lá resolveram reabrir um processo sem qualquer ponta por onde se lhe pegue.
Mais, deve a justiça ser cega, deve ser também sempre justa. Ora, tendo isto em conta, quererei eu acreditar que seja quem for o/a juiz(a) do processo, apesar da forte pressão mediática, seja lesto(a) em perceber que processos destes só vêm descredibilizar ainda mais a justiça.

Acusem-no, sim. Mas com pés e cabeça!

1 comment:

João Thiago said...

Pinto da Costa afinal concorda comigo!!
16 de Junho 2007 em "A Bola":

F.C. Porto
Pinto da Costa e a acusação: «Desfecho só podia ser este...»

O presidente do FC Porto comentou a acusação de crime de corrupção desportiva que lhe foi imputada pelo Ministério Público.
ASF
«Pela forma como foi reaberto o processo, anteriormente arquivado pelo Ministério Público (MP), toda a gente tinha percebido que o desfecho só poderia ser este», disse Pinto da Costa, em entrevista ao semanário SOL.

Ainda assim, o líder dos «dragões» desvalorizou a acusação, preferindo deixar vincado que a sua única preocupação é «resolver os problemas do FC Porto e continuar a ganhar».