Friday, September 16, 2005

Dos Mas e dos Ses

Cenário: ontem, quando entrei na A1, apeteceu-me seguir em frente e parar só quando fosse inevitável meter gasolina. Efeito garbage, bien sur.

(RUN RUN RUN, MY BABY, RUN - e porque raio este carro não tem uma 6ª velocidade?
RUN FROM THE NOISE OF THE STREET AND THE LOADED GUN
TOO LATE FOR SOLUTIONS TO SOLVE IN THE SETTING SUN)

Argumento: ouço muita gente a queixar-se dos ses. Quando têm de tomar uma decisão, 'e se não é isto que eu quero?', 'e se depois fico na merda por causa disto?', 'e se depois de palmilhado este caminho, não há volta?'.

(CAN YOU BLEED LIKE ME?)

Compreendo e empatizo. Uma pessoa mudou toda a sua vida porque naquele dia resolveu não virar à esquerda, como o fazia habitualmente no caminho para casa. Atravessou a rua para o outro lado e encontrou alguém que lhe mudou o rumo de vida, a forma como olhava para ela própria e a sua relação com o mundo.

(YOU SHOULD SEE MY SCARS
TRY TO COMPREHEND THAT WHICH YOU'LL NEVER COMPREHEND)

Há uma sensação de vertigem nesta era de mortalidade. A sensação de que algumas decisões podem tornar-se turning points e com as respectivas consequências, quem sabe incontornáveis.

Mas com os ses posso eu bem. Levam-me a reflectir, é claro, mas não me paralizam como os mas. Quero dizer isto, mas não posso. Quero fazer isto, mas não tenho esse direito.

Os ses são incontornáveis quando achamos que o futuro ainda está à nossa espera. Quando perdemos todos os dias um bocadinho de crença no futuro, de que de um dia para o outro viramos à esquerda e não à direita e o mundo vira do avesso, o problema são os mas.

O mas é, então, um derivado dos ses. Um se cheio de compromisso. Sei o que tenho de fazer, sei quais são as consequências. Então vou fazê-lo. MAS...

by fiona bacana

No comments: